Direito Previdenciário

Prova de Vida: Quem tem direito de receber atendimento em casa?


Neste mês, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou a exigir a prova de vida para a manutenção dos benefícios dos aposentados e pensionistas.

No entanto, muitas pessoas encontram dificuldades para cumprir a obrigatoriedade e correm o risco de ter seu benefício suspenso. Por isso, saiba que existe a possibilidade de fazer o procedimento sem sair de casa.

Isso é feito através da visita de um funcionário do INSS. Então, se você quer saber se também possui esse direito, veja como solicitar o atendimento.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para orientações de um advogado especialista em Direito Previdenciário.

Atendimento domiciliar

A Lei 12.896/2013, que altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) e passou a assegurar ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Sendo assim, pessoas que possuem idade acima de 80 anos têm o direito de receber atendimento domiciliar para efetivar a sua prova de vida. Mas esse benefício não se restringe apenas à esse grupo.

Segundo o INSS, a prova de vida realizada por meio de atendimento domiciliar também se estende à outras pessoas que têm dificuldades de ir até a agência. Dentre elas, estão:

  • pessoas acamadas,
  • pessoas hospitalizadas,
  • pessoas com dificuldade de locomoção

    Como solicitar?

    Para aqueles que não podem fazer a prova de vida presencial, é necessário agendar o serviço junto ao INSS. Isso é feito através do contato com o instituto, para isso, você têm as seguintes opções:

    • Central de atendimento através do telefone 135;
    • Plataforma Meu INSS, que está disponível por aplicativo para celular;
    • Site gov.br/meuinss;

    Em todos os casos, não se esqueça de ter em mãos os documentos pessoais do segurado, como o número do CPF. Além disso, você também precisará de documentos que comprovem a internação hospitalar ou quando existe a impossibilidade de locomoção da residência até a agência do INSS.

    Esses documentos serão enviados através das plataformas digitais, então, é necessário fazer o cadastro do solicitante. Para isso, siga todos os passos que aparecem na plataforma escolhida e, depois, acesse o menu principal.

    Em seguida, busque pelo serviço que deseja pedir, seja a prova de vida, o cadastro de atendimento. Depois do agendamento, o segurado será atendido no dia e horário que foram marcados.

    Se o atendimento for realizado nas dependências de hospitais, é preciso informar ainda o telefone de contato da instituição, com o endereço completo, setor, quarto, ala e as demais informações de localização do paciente dentro do hospital.

    O segurado também têm a opção de cadastrar uma procuração para nomear outra pessoa que ficará responsável por receber o seu benefício, além de fazer a comprovação anual.

    Neste caso, primeiro é preciso ir até um cartório e registrar o documento e, depois, enviá-lo ao INSS. SAIBA COMO USAR SEU INSS CLICANDO AQUI

    Calendário

    Os segurados devem fazer suas provas de vida conforme orienta as datas do calendário do INSS, que distribui os beneficiários de junho a dezembro deste ano.

    Neste mês, por exemplo, o procedimento deve ser feito por aqueles que deveriam ter realizado a comprovação em março ou abril do ano passado. Assim, veja as demais datas e não perca o prazo:

    Mês em que a prova de vida venceu:

  • Março/Abril (2020)  — Novo Prazo: Junho/2021
  • MAIO/JUNHO (2020)  — Novo Prazo: Julho/2021
  • JULHO/AGOSTO (2020)  — Novo Prazo: Agosto/2021
  • SETEMBRO/OUTUBRO (2020)  — Novo Prazo: Setembro/2021
  • NOVEMBRO/DEZEMBRO (2020)  — Novo Prazo: Outubro/2021
  • JANEIRO/FEVEREIRO (2020)  — Novo Prazo: Novembro/2021
  • MARÇO/ABRIL (2020)  — Novo Prazo: Dezembro/2021

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para orientações de um advogado especialista em Direito Previdenciário.

Pente fino

Além da prova de vida, os segurados também precisam manter seus dados atualizados junto ao INSS.

Isso evita o bloqueio ou até mesmo o cancelamento do benefício, pois, o instituto informou que as pessoas que possuem pendências já começaram a receber cartas que alertam a possibilidade de haver o corte do benefício.

Segundo o INSS cerca de 1,7 milhão de segurados estão nesta situação. Assim, os beneficiários que receberem as cartas devem ligar para o telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS e clicar em “cumprimento da exigência”.

A documentação deve ser entregue em até 60 dias. Depois, o pagamento do benefício será suspenso e, se a situação não for regularizada, em 30 dias será cancelado.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para orientações de um advogado especialista em Direito Previdenciário.

 

Por Samara Arruda. Texto Adaptado