Direito Previdenciário

STF Adia Julgamento da Ação de Revisão do FGTS


QUER SABER QUANTO VOCÊ TEM PARA RECEBER NA AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS?

ENVIE UMA MENSAGEM. CLIQUE ABAIXO PARA FAZERMOS OS CÁLCULOS

[CONTATO-ACAO]

A revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estava na pauta para julgamento para hoje, dia  13 de maio de 2021. No entanto, o STF informou que o julgamento foi adiado.

A ação de revisão trata da substituição da  Taxa Referencial (TR) para correção monetária do FGTS entre os anos de 1999 e 2013.

Quem teve carteira assinada neste período pode ter direito a revisão do benefício.

Mas precisa fazer os cálculo para saber  qual o valor que tem direito e se vale a pena ajuziar a ação.

Gostaria de  fazer o cálculo? CLIQUE AQUI e nos envie uma mensagem.

O resultado do julgamento pode permitir o recebimento dos retroativos do rendimento do FGTS.

Porém, o Supremo Tribunal Federal ainda não divulgou uma nova data para o julgamento da revisão.

O adiamento já havia ocorrido antes. O STF, responsável por apreciar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da TR como índice de correção para a revisão do FGTS, já havia previsto data para sessão de julgamento no mês de maio de 2020, mas o processo acabou sendo retirado de pauta.

QUAIS A S CHANCES DE GANHAR A CAUSA?

Embora a posição do STJ não seja favorável aos trabalhadores, há esperança de que o STF tenha compreensão diversa, pois recentemente a suprema corte decidiu de forma favorável casos similares.

Em outro julgamento anterior, o STF considerou a inconstitucionalidade de aplicação da TR como índice de correção dos precatórios, espécies de dívidas do poder público resultantes de ações judiciais, tendo por justificativa o desacompanhamento da inflação, o outro, afastou a TR para atualização das dívidas da Fazenda, através do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.348.

Se o STF utilizar o mesmo raciocínio à tese da revisão do FGTS, muito provavelmente ficará evidente que a TR, por não acompanhar a inflação do país, gera perda financeira e prejudica milhares de trabalhadores.

Não se sabe ao certo o momento oportuno para que o STF volte a julgar o trâmite da ação sobre a revisão do FGTS, que pode recuperar até 88% do valor perdido, como já mencionado.

Mas recomendamos que a AÇÃO DEVE SER AJUZIADA mesmo após o adiamento.

Não deixe para última hora. FAÇA OS CÁLCULOS ara saber se você tem direito e qual o valor que deve ser ressarcido.

CLIQUE ABAIXO E NOS ENVIE UMA MENSAGEM PARA ESCLARECERMOS QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para orientações de um advogado especialista em Direito Previdenciário.