Direito Previdenciário

Perícia médica do INSS: Dicas para manter o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez


Quando o contribuinte é convocado para a perícia médica no INSS, o nervosismo realmente toma conta, e se a pessoa não estiver preparada para a perícia, pode perder o benefício já conquistado ou ter o benefício negado em perícia médica quando for um novo pedido para o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Nós do escritório Araújo e Santana Advogados, como especialistas em direito previdenciário e benefícios por incapacidade, preparamos três dicas importantes que devem ajudar na hora da perícia médica:

  1. Apresente relatórios médicos atualizados com o CID da doença e com registro de que você está incapacitado para o trabalho. Marque uma consulta (preferência com médico em hospital público) com antecedência para que você tenha o relatório médico em mãos no dia da perícia para entregar ao perito.
  2. Leve exames médicos feitos nos laboratórios e as receitas dos medicamentos que está usando. Tanto os relatórios quanto os exames devem ter no máximo três meses de sua emissão, bem como prontuários de atendimento e internações.
  3. Durante a pericia procure não tomar iniciativa de falar com o perito. Aguarde as perguntas e responda de forma objetiva e direta sobre a sua doença esclarecendo se você sente dores, continua depressiva ou ainda está em tratamento de uma doença grave, se for o caso.

Após a avaliação, o perito pode constatar que o segurado não está incapacitado para o trabalho ou o INSS pode indeferir o pedido por indeferido por falta de qualidade de segurado ou carência, independente do motivo, os benefícios por incapacidade são um direito do segurado do INSS, caso o resultado da perícia seja negativo, procure um advogado especializado em direito previdenciário para saber se vale a pena recorrer administrativamente ou ajuizar a ação judicial para tentar restabelecer o seu benefício.

Consultar resultado da perícia? Clique no botão para consultar online o resultado da sua perícia médica.